telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Alunos visitam a Região das Missões
04/05/2017

Procurando aproximar os alunos cada vez mais da história e da cultura a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu uma viagem de estudos para visitação às Ruínas de São Miguel Arcanjo localizadas na região dos Sete Povos da Missões, noroeste do Estado do RS. A já tradicional viagem organizada pela EMEF Borges de Medeiros aconteceu no dia 21 de abril e levou os estudantes do 4º e 5º Anos a conhecerem mais sobre a história das missões jesuítas do século 17.

Durante a viagem os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Museu Militar Brasileiro localizado na cidade de Panambi, onde assistiram a um documentário sobre a participação do exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial, e conhecer desde a vestimenta até as armas e veículos blindados utilizados pelos soldados.

Antes de chegar ao destino final, a excursão passou por Santo Ângelo, onde conheceu a Catedral Angelopolitana que foi construída no mesmo local da redução de Santo Ângelo Custódio, o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado e também o Memorial da Coluna Prestes.

Já em São Miguel Arcanjo, a aventura foi explorar as ruínas. Com uma monumental fachada de 30 metros de altura, a Catedral de São Miguel Arcanjo - ou o que restou dela - impressiona com suas arcadas de inspiração romana e colunas coríntias. A construção da igreja teve início em 1735 e contou com mais de cem operários guaranis. Da planta original, há vestígios do colégio, da casa dos padres e do cemitério. Na antiga sacristia foi exibido um vídeo com a reconstituição computadorizada do antigo vilarejo e no museu foram visitadas as imagens de santos e outros materiais religiosos encontrados na redução.



Compartilhe:

Galeria de fotos