telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Semana da Família e Valorização da Vida
21/08/2019

De 12 a 16 de agosto foi celebrada em Montauri a Semana da Família e Valorização da Vida, com diversas ações envolvendo grande público. A programação foi desenvolvida no Centro Municipal de Eventos, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, através de comissão organizadora, com apoio da Paróquia São José de Montauri, através do padre Deonísio Benvegnú. O Secretário de Educação, Marcelo Boff, ressalta: "Foi uma semana de reflexão com todas as categorias de idade do nosso município, nós tivemos na segunda-feira, 12, uma palestra para todos os professores e funcionários das escolas municipais e estaduais. Neste dia também foi feito um trabalho com os jovens do Ensino Médio, e trabalhamos também com as crianças e os adolescentes. Na quarta-feira trabalhamos com os grupos do Cras, conselheiros tutelares, catequistas, psicólogos, agentes de saúde e grupos atendidos pela Assistência Social. Na quarta-feira à noite, a atividade foi voltada para os comerciantes e empresários, onde foi trabalhada a questão da organização financeira familiar. Na quinta-feira houve um momento especial para os servidores públicos municipais que envolveu todos os funcionários, à tarde, com a terceira idade, foi feito um trabalho motivacional para o pessoal da Melhor Idade; A noite foi especial para os casais, onde abordou-se a questão relacionamento familiar. Na sexta-feira, o Professor Selmiro Paulo Woffarth fez atendimentos individuais durante todo dia, e na sexta-feira à noite aconteceu a grande noite da família, com uma grande confraternização.

Os objetivos dessa semana, conforme o secretário, foram atingidos, pois a cada dia o evento reuniu um público maior. "Iniciamos com públicos menores e bem específicos, professores, crianças, jovens, adolescentes e isso foi se multiplicando, e a cada momento causando um impacto bastante forte em todos os temas tratados". Entre os assuntos abordados durante a palestra foi falado sobre "relacionamento humano, drogadição, alcoolismo, sexualidade, relacionamento conjugal organização financeira familiar, relacionamento dos casais e relacionamento familiar, organização e relacionamento no trabalho", explica Marcelo, reforçando ainda, “Eu diria que foi uma semana espetacular, muito proveitosa, em que a comunidade parou para refletir e escutar o professor Selmiro Paulo Wolfaríh, especialista em família, criador da Semana da Valorização da Vida. Com uma participação cada dia maior, quando abrimos para a comunidade tivemos grande público e na sexta-feira o Centro de Eventos ficou lotado, o que nos deixou muito felizes. Foi realmente maravilhoso, esperamos que com esse trabalho de valorização da família e valorização da vida, as pessoas passem a ter mais respeito, mais carinho, mais amor no ambiente familiar e, consequentemente, tendo esse carinho, amor e respeito no ambiente familiar, automaticamente, ele se estende para a comunidade e para as escolas”.

Todas as faixas etárias foram alcançadas, o que, na visão do secretário, faz do evento um sucesso. "Extremamente positivo, e percebemos que os valores éticos e morais ainda fazem parte sim das nossas famílias, mas às vezes precisamos alimentá-los com boas palestras, boas ações para que isso se aflore na comunidade e, certamente, se quisermos uma família feliz e melhor, a gente, como Poder Público, Secretaria Municipal de Educação, precisamos promover esses momentos. Como educação no município, buscamos inserir a família na nossa comunidade.

A parceria que tivemos com a igreja também foi um ponto muito positivo, pois a igreja apoiou essa iniciativa e participou. Não foi mérito apenas do Poder Público, mas de todos que se envolveram e aceitaram a ideia, e juntos conseguimos atingir os objetivos, reunindo mais de 500 pessoas na noite do encerramento. Isso foi gratificante e ficamos muito felizes com a participação das pessoas. Conseguimos trazer uma sensibilização e uma valorização maior da vida e dos valores éticos e morais que por vezes ainda precisam ser resgatados dentro das nossas famílias", finalizou o Secretário Marcelo Boff.

Compartilhe:

Galeria de fotos