telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Prefeito e Vereador participaram de lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico
24/07/2019

A muito tempo o município de Montauri, através de suas lideranças, vem pleiteando o acesso asfáltico e na terça-feira, 16 de julho, o Prefeito Jairo Roso e o Vereador Flávio Comin estiveram em Porto Alegre, onde participaram da reunião de lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico. A Frente Parlamentar, proposta pelo Deputado Eduardo Loureiro, tem por objetivo a defesa, o debate, o diagnóstico e a mobilização dos municípios gaúchos que aguardam pavimentação asfáltica.
Segundo levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente 67 municípios ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande.
O Presidente da Comissão de Assuntos Municipais, o Deputado Eduardo Loureiro, acredita que a criação da Frente Parlamentar reforçará a luta em defesa dos municípios que não possuem acesso asfáltico. "Nós sabemos que os municípios que não têm acesso pavimentado têm muitas dificuldades para construir o seu desenvolvimento, para atrair investimentos, para escoar a produção. Essa luta precisa contar com o apoio não só dos municípios, mas da Assembleia, temos que mobilizar, acima de tudo, as nossas comunidades em torno desta temática que é uma das mais importantes para o municipalismo aqui no RS", afirmou Loureiro.
Para o prefeito, "Frente Parlamentar é muito importante, porque assim o município tem um apoio a mais nessa luta pela busca do acesso asfáltico", de acordo com os deputados que integram a Frente Parlamentar, o acesso asfáltico é fundamental para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos, além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade vida para a população.
O ato de instalação, realizado no Memorial do Legislativo, reuniu 40 prefeitos dos 67 municípios que aguardam as obras da infraestrutura. Também o Secretário dos Transportes e Infraestrutura, Iuvir Costella, participou da cerimônia, assim como o Presidente da Famurs, Eduardo Russomano Freire, a 1ª Vice-presidente da Assembleia, Deputada Zilá Breitenbach (PSDB), a Deputada Franciane Bayer (PSB), e os deputados Sérgio Turra (PP), Vilmar Zanchin (MDB), Ernani Polo (PP), Dirceu Franciscon (PTB), Aloisio Classmann (PTB), Gerson Burmann (PDT) e Jeferson Fernandes (PT), além de representante do Daer RS.

Compartilhe: