telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Atividade pecuária de Montauri será tema de projeto na Alemanha
17/05/2019

No dia 17 de maio, representantes do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, estiveram em Montauri apresentando para representantes do Poder Público Municipal um projeto que será desenvolvido na Alemanha, pela Eng. Ambiental Sofia Carra, que deverá contemplar propriedades com atividade pecuária no município.
Com início no segundo semestre de 2019, o projeto financiado pelo DAAD, órgão de fomento a pesquisa da Alemanha, tem como objetivo avaliar a produtividade hídrica das atividades agrícolas (milho e soja) e pecuárias (bovinos, suínos e aves) desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Arroio Tacongava, que abrange parcialmente a área dos municípios de, Montauri, Serafina Correa, União da Serra e Guaporé.
A avaliação da produtividade hídrica será realizada para cada propriedade contemplada, resultando em uma avaliação individual que deverá apresentar aos proprietários um panorama das atividades realizadas apontando boas práticas e melhorias que possibilitem o aumento da produção com a redução do volume de água utilizado.
Sabendo que a disponibilidade de água é um fator de risco para a continuidade e ampliação das atividades pecuárias, o Poder Público de Montauri aderiu prontamente ao mesmo. A próxima etapa do projeto consiste na definição das propriedades contempladas, cujas orientações serão encaminhadas pela UCS.
O presente Projeto recebe a atenção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER.

Compartilhe: