telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Uma vida sadia prepara um envelhecimento sadio
13/11/2018

O envelhecimento é um processo inevitável de queda das capacidades físicas e mentais que afeta todas as pessoas, a expectativa de vida que no início do século passado era de 50 anos, passou atualmente para 74 anos. Com isso, fazem-se mais necessários os cuidados para que essas pessoas possam usufruir de uma boa qualidade de vida.

A preparação de um envelhecimento sadio deve começar muitos anos antes, através da adoção de um modo saudável de viver e faz parte dessa vida saudável uma atitude otimista diante da vida; a evitação do estresse; uma dieta alimentar adequada; o não consumo excessivo de bebida alcoólica; a abstinência de fumo; a prática regular de atividades físicas evitando o sedentarismo.
A importância da atividade física não é apenas estética, exercícios como caminhada, bicicleta, natação, musculação e alongamento são cruciais para que os idosos consigam dormir bem, fazer uma boa digestão, aprimorar a mobilidade e ter mais disposição no dia a dia.
Um projeto da Secretaria da Saúde de Montauri, juntamente com a Fisioterapia e o Grupo da Terceira Idade do município tem como objetivo prevenir o sedentarismo, melhorar a condição cardiovascular e melhorar a saúde através de atividades físicas. Para isso a Fisioterapeuta Débora Lemes da Unidade Básica de Saúde realiza aulas todas as terças-feiras pela parte da tarde na Casa do Idoso aberto ao publico em geral. Conforme a profissional, a prática regular de exercícios físicos promove o bem-estar físico e mental, a capacidade funcional em um envelhecimento ativo e saudável bem como a prevenção de lesões e quedas.
Concluamos que atividade física tem um importante papel na promoção da saúde e da qualidade de vida do ser humano, que reflete em um envelhecimento ativo e mais independente.

No mês de Outubro e Novembro, realizamos a campanha do Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama e o Novembro Azul na prevenção do câncer de próstata.

Compartilhe: