telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Confira Mitos e Verdades sobre o câncer de mama
26/10/2018

Há mais de 15 anos, o movimento “Outubro Rosa” vem lembrando da importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o Brasil. Sabemos hoje que o câncer de mama é o câncer mais comum nas mulheres brasileiras e que as chances de sobreviver à doença são muito maiores se ele for descoberto em estágios iniciais – quando a paciente ainda não sente nenhum caroço pelo toque, ou tem qualquer outro sintoma.

Se você tem mais de 50 anos, deve fazer, no mínimo, uma mamografia a cada 2 anos. Caso seja necessária alguma complementação do exame, a enfermeira, ou o médico da equipe, irá solicitar uma ecografia de mamas (o que é comum em mulheres mais jovens, com mamas mais densas e menos gordurosas). Venho lembrar que se você possui histórico de câncer de mama em familiares próximos (Mãe, irmã ou filha) você terá indicação de realizar mamografia mais precoce e frequentemente.
Como informação nunca é demais, trago aqui alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama:

- Desodorante pode causar câncer de mama?
Mito- Não. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

- Amamentar protege contra o câncer de mama
Verdade. Quando o bebê mama, as células mamárias ficam produzindo leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença

- Mulheres com seios menores têm menos chances de desenvolver câncer de mama.
Mito. Todas as mulheres podem desenvolver o câncer de mama.

- Homens podem ter câncer de mama
Verdade. Apesar de raros (entre 0,5 a 1% dos casos de câncer de mama corresponde ao sexo masculino), nos últimos 25 anos, a medicina notou um aumento de quase 26% nas incidências do câncer de mama em homens.

- O câncer tem cura?
Verdade. Embora a medicina mencione que o tratamento deve ser individualizado e que cada paciente responde de maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.

E aí, acertou tudo? Ainda tem dúvidas? Venha conversar comigo no dia 31/10/18, às 14 horas, na Casa do Idoso de Montauri. Neste dia, iremos falar mais sobre o assunto em uma palestra e haverá, também, uma caminhada.
Te espero!
Dra Débora Forcellini
Médica da ESF de Montauri

Compartilhe: