telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Programa Alfa finaliza com formatura
29/09/2018

A Cerimônia de encerramento do Programa ALFA – Alfabetizando para Profissionalizar, que foi desenvolvido no município de Montauri, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros de 23 de abril a 28 de setembro de 2018, perfazendo um total de 204h/aula, além do Treinamento de Saneamento Rural Básico de 16 horas e Palestra de Saúde de 3 horas, totalizando 223horas.

O Programa foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Montauri através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Sindicato Rural de Arvorezinha.

A cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades, Jairo Roque Roso - Prefeito Municipal, Cacildo Fernando Possa - Vice – Prefeito, Professor Marcelo Boff - Secretário Municipal de Educação e Cultura, Nara Eliziane Medina Mattos Signor - Coordenadora Pedagógica Regional, Antelmo Gregório Fachini - Presidente do Sindicato Rural de Arvorezinha, Daiane Betanin- Educadora Social do Programa ALFA/ 2018 Turma AR-07.

O Programa ALFA É VINCULADO AO SENAR

O SENAR adota uma concepção de trabalho que associa educação e trabalho, fazendo com que seus programas principais se desenvolvam de forma sinérgica. O “Programa Alfa - Alfabetizando para Profissionalizar”, que reúne a formação profissional rural e a promoção social, chega às comunidades rurais, como um conjunto de atividades de caráter eminentemente humano. Enquanto enfocam a capacitação para o trabalho, essas atividades atuam no desenvolvimento de aptidões pessoais e, simultaneamente, promovem ações de educação, tendo, como prioridade, a alfabetização de produtores e trabalhadores rurais.

Partindo dessa premissa, que coloca a educação como impulsora de mudanças sócio ocupacionais nas comunidades rurais, o SENAR inclui, em seu planejamento, a alfabetização de jovens e adultos, estabelecendo, com isso, as bases cognitivas para a formação profissional e a promoção social. Seguindo essa linha integrada de planificação, complementa-se o ciclo para a união entre educação e trabalho. Dificilmente tal união ocorreria, caso não fosse oferecida a oportunidade de alfabetização, uma vez que a maioria das ocupações exercidas no meio rural exige a capacidade de leitura, escrita, interpretação de textos e domínio das quatro operações matemáticas.

O Programa Alfa foi recebido com grandes expectativas em nosso município, e aceito com muita alegria, com o objetivo de alfabetizar para proporcionar a capacidade de ler e escrever, de se comunicar e de se expressar em diversos contextos, sendo um bom ouvinte, um bom leitor, um bom escritor e um bom orador e mais do que isso, o aprendizado também exerce um papel muito importante na autoestima de cada um.

Nunca é tarde para aprender. Com esse lema, jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram oportunidade quando crianças, retornaram a sala de aula por intermédio do programa Alfa frequentando as aulas e adquirindo conhecimento. Curso Alfa- Alfabetizando para Profissionalizar realizado nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros, contou com a colaboração dos alunos:

1- Arcilda Soccol Rossetto

2- Cecília Joana Orso Canossa

3- Clair Soccol Fontanive

4- Delva Sandrin Pasqualotto

5- Iraci Maria Zanuzo Orso

6- Ires Maria Cipriani Soccol

7- Irma Graciosa Filipin De Marco

8- João Canossa

9- José Miguel Canossa

10- Maria Dalla Cort Folle

11- Marice Rossetto Demarco

12- Marilene Sgarbosa Gusatti

13-Nair Pierezan Socool

14-Nirza Inês Reginatto Covatti

15-Santo Luiz Rossetto

16-Sirlei Boff Fontanive

17-Zelinda Dallacort Dassi

18- Zenaide Sabadin Collet

A Professora Educadora Daiane Bettanin, foi quem coordenou o projeto Alfa – Alfabetizar para Profissionalizar no município de Montauri-RS.

Compartilhe:

Galeria de fotos