telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Secretaria Municipal de Agricultura auxilia na produção de silagem
15/02/2017
 A Prefeitura Municipal de Montauri, através da Secretaria de Agricultura, tem auxiliado os produtores do município com o objetivo de melhorar e aumentar a produção de leite. O incentivo tem ocorrido através da cedência de máquinas da Patrulha Agrícola, composta por tratores , ensiladeira e carretão basculante para a produção de silagem, que é utilizada como complemento na alimentação do gado leiteiro.
O Secretario de Agricultura do município, João Paulo Spada, destaca:”No mês de janeiro foram realizadas 250 horas de serviço na silagem. Estamos trabalhando para atender da melhor forma a todos os produtores que buscam nosso auxílio, contamos com um excelente parque de máquinas, mas o agendamento antecipado é de extrema importância, lembramos que o monitoramento da lavoura para não ter erro no ponto de corte, é uma forma de obter qualidade no produto.”
João paulo complementa ainda que:”A silagem mais conhecida entre os produtores é aquela preparada com a planta inteira do milho (colmo e espiga). A matéria-prima é destinada como complemento na alimentação do gado leiteiro e de corte. Na região, a maioria dos produtores destina a primeira safra e a safrinha de milho para confeccionar o alimento. A rentabilidade por hectare varia entre 30 e 50 toneladas, dependendo da qualidade das sementes, adubação, manejo e condições meteorológicas. Entre os pontos principais a serem observados, está o de corte das plantas. Esse deve ser feito quando as espigas atingem 2/3 da linha do leite, ou seja, passaram do ponto de consumo como milho-verde. O ideal é ter pelo menos 35% de matéria seca.”

Compartilhe: