telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Debate abordou medidas para o Plano Direto e Plano de Mobilidade Urbana de Montauri
27/03/2018

Na noite de terça-feira, 27 de março, lideranças e a comunidade montauriense se reuniram na sede da Casa do Idoso para a segunda das três audiências que nortearão a elaboração do Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana Municipal.

O plano consistirá em medidas que deverão ser adotadas para melhorar a infraestrutura, a ação será desenvolvida em parceria com a UCS- Universidade de Caxias do Sul, com o auxílio de cerca de 20 mestres, doutores e pós doutores, especializados em diversas áreas, como economia, mobilidade, sustentabilidade, urbanismo e entre outros. Essa parceria envolve 18 municípios que também promoverão a realização ou revisão do plano diretor e plano de mobilidade urbana.

O plano diretor é uma Lei Municipal que estabelece e organiza o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orienta as prioridades e investimentos, apontando medidas para que o município cresça.

O Plano de mobilidade urbana é o instrumento de planejamento e gestão que trata de pensar, desenvolver e propor como se darão os deslocamentos de pessoas e bens em uma cidade, integrado a planos de outras políticas temáticas e que têm relação com a mobilidade urbana, como o uso do solo, moradia, mudanças climáticas, energia, entre outros.

A audiência realizada na terça-feira, teve como objetivo demostrar o diagnóstico de como está o município, ideias e melhorias que podem estar presentes no plano diretor e plano de mobilidade urbana, além de ouvir os atores sociais e cidadãos do município com sugestões em prol de uma cidade com mais qualidade.

Durante a reunião, o prefeito Jairo Roque Roso fez uma explanação mostrando ações que já foram desenvolvidas no município através das Secretarias, e ressaltou a importância da comunidade com sugestões que possam colaborar para melhorar a qualidade de vida de todos.

A próxima audiência pública, de acordo com o engenheiro do município, Evandro Mior, deverá acontecer entre os meses de maio e junho e após esta audiência serão elaborados os planos.

Compartilhe: