telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
A fonoaudiologia na escola
07/11/2017

A fonoaudiologia é uma ciência que estuda a comunicação humana e seus desvios.

O fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde que atua na prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento das alterações da comunicação oral e escrita, voz e audição, nas funções de mastigação, deglutição, respiração e na motricidade orofacial.

A fonoaudiologia escolar tem o objetivo de detectar precocemente possíveis alterações de linguagem que possam vir a dificultar a aprendizagem. Na escola são oferecidas avaliação, orientação e o encaminhamento para tratar das alterações de comunicação oral e escrita, auxiliando na orientação da equipe. Também são realizados os encaminhamentos necessários para outros profissionais como neurologista, otorrinolaringologista, psicólogo dentre outros.

Os seis primeiros anos da criança são de fundamental importância para ela é neste período que acontece as aprendizagens que serão levadas para a vida e as quais serão determinantes para seu sucesso escolar e pessoal.  Nesta fase da vida ocorrem um grande número de sinapses, adaptações pelo cérebro e a assimilação dos conhecimentos aos quais está exposta.  Na escola a criança está exposta a um grande número de atividades, interação social e linguagem que proporcionam um adequado desenvolvimento intelectual.

Compartilhe: