telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Montauri, e Emater/ASCAR
14/09/2017

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Montauri e a Emater/ASCAR, são órgãos que auxiliam as boas práticas de produção, desenvolvendo a sustentabilidade e a conscientização ambiental, aliados com tecnologias que fomentam o crescimento agrícola e a responsabilidade com o meio ambiente.

Para complementar as atividades da Semana do Meio Ambiente, que ocorreram nos dias 08 e 09 de junho, juntamente aos alunos e equipe do Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, foi realizada, no dia 12 de setembro, visita à propriedade das famílias Tecchio e Oldoni, no município de Serafina Corrêa. O objetivo da visita foi conhecer as instalações e o funcionamento de Biodigestores.

Biodigestor é uma forma alternativa de tratamento e transformação de dejetos animais, que permite ao produtor otimizar a utilização da matéria orgânica, além de acelerar o processo de decomposição e viabilizar o aproveitamento dos produtos gerados.

Nas propriedades visitadas, trabalha-se com bovinocultura leiteira (compost barn) e suinocultura. O biogás gerado nos biodigestores é utilizado para a produção de energia elétrica, destinada ao consumo na propriedade, reduzindo os custos da mesma. Como nas esterqueiras convencionais, os dejetos sólidos são destinados para a lavoura após a fermentação.

A iniciativa permitiu aos alunos e demais presentes conhecerem uma atividade sustentável e ecologicamente correta, opção que pode ser adotada por agricultores para melhorar o aproveitamento de seus empreendimentos, respeitando o meio ambiente. Os organizadores agradecem o apoio da comunidade escolar envolvida, como também as famílias Tecchio e Oldoni pela disponibilidade e recepção.

Compartilhe: