telefones úteis     Atendimento ao Cidadão
administração
2017/2020
Notícias
Alerta sobre o Sarampo
25/05/2017

O Sarampo é uma doença viral, grave e altamente contagiosa, transmitida por via respiratória, através de secreções nasais e orais do doente, expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Acomete indivíduos não vacinados ou que nunca tiveram a doença, de qualquer idade, e pode ocasionar complicações, como pneumonia e encefalite, principalmente em crianças menores de um ano de idade, levando à internação e até ao óbito.

As Américas foram consideradas livre de Sarampo desde setembro de 2016. No entanto, ainda existem muitos países do mundo onde o sarampo ainda existe. A Europa está passando por um surto de sarampo, com um total de 7,847 casos confirmados e 25 mortes. Em 2017, foram confirmados 02 casos em Tucumán, na Argentina.

Tendo em vista que o Vírus continua circulando, inclusive, na Argentina, que é um país vizinho, e que as viagens internacionais são frequentes, há necessidade de alerta constante.

A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO É A VACINAÇÃO. A vacina Triplice Viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para a população de 1 ano a 49 anos.

Caso suspeito de Sarampo: Todo indivíduo que, independente de situação vacinal, apresentar febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhados dos seguintes sintomas: tosse, coriza e olhos avermelhados e presença de gânglios retroauriculares (caroços atrás da orelha/pescoço).

São considerados vacinados:

* pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de Triplice Viral

* pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose de Triplice Viral

Compartilhe: